sexta-feira, 26 de junho de 2009

26 de Junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas

Como parte de sua campanha de conscientização sobre o grande desafio que a luta contra a droga representa para a sociedade como um todo, especialmente para os/as adolescentes e os/as jovens, o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes – UNODC, em 1987, escolheu o dia 26 de junho como Dia Mundial de Combate às Drogas.

A proposta é que, nesse dia, organizações governamentais, não governamentais e setor privado organizem eventos de conscientização sobre os riscos à saúde associados ao uso de drogas, sejam elas ilícitas ou lícitas.

No dia 24 de junho de 2009, também como parte da campanha, foi lançado o Relatório Mundial sobre Drogas 2009 em diversas cidades do mundo. Este documento reúne dados estatísticos, enviados pelos governos dos Países Membros da Organização das Nações Unidas - ONU, além de análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive produção, tráfico e consumo. Estes dados servirão como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

Ações redutoras da vulnerabilidade

O Departamento de Educação Preventiva da Gerência de Educação e Cidadania/DPE, desde 1996, desenvolve ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de adolescentes e jovens em relação ao álcool, tabaco e outras drogas.

A abordagem utilizada pelo Departamento não se restringe às drogas ilegais (heroína, crack, cocaína etc.), enfatizando que a prevenção deve contemplar, também, drogas legalizadas como o álcool e tabaco.

Para a implantação ou implementação de projetos nessa área, propomos o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de prevenção e promoção à saúde na experiência escolar cotidiana, pois, somente assim será possível garantir uma proposta permanente de educação preventiva.

Se, classicamente, educadores/as têm se dedicado a fazer o que se convencionou chamar de prevenção primária ou universal, ou seja, prevenção para que aqueles/as que nunca usaram uma determinada substância psicotrópica continuem se comportando dessa maneira, nos dias de hoje é preciso reconhecer que, nem sempre, é possível antecipar-se à experimentação e evitar o uso. A primeira experiência com o uso de qualquer droga, incluindo o álcool, tabaco e alguns medicamentos, acontece cada vez mais cedo em nossa sociedade.

Alguns dados sobre o uso do álcool, tabaco e outras drogas por estudantes brasileiros/as

O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – Cebrid, publica periodicamente levantamentos sobre o consumo de álcool e outras drogas por estudantes brasileiros/as do ensino fundamental e médio. Em 2004, um questionário foi aplicado em 48.155 estudantes da rede pública do ensino fundamental e médio das 27 capitais brasileiras. Veja alguns dos resultados neste último levantamento:

Álcool e Tabaco

As substâncias psicotrópicas mais consumidas pelos/as estudantes são o álcool e o tabaco. Dos/as estudantes que afirmaram consumir bebidas alcoólicas, 44,3% o fazem pelo menos uma vez por mês, 11,7% com frequência (seis vezes ou mais em 30 dias) e 6,7% de forma pesada (20 vezes ou mais no mês que precedeu à pesquisa). O tabaco, por sua vez, aparece a seguir com 24,9%, sendo que 2,7% dos/as estudantes o fazem de forma pesada. Outro dado da pesquisa é que o consumo do álcool está aumentando, principalmente entre os meninos mais jovens (de 12 a 15 anos de idade) e entre as meninas.

Solventes e inalantes

Depois do álcool e tabaco, os solventes continuam sendo as drogas com maior uso na vida pelos/as estudantes pesquisados/as. O levantamento desmente, ainda, a ideia preconcebida de que os solventes são os preferidos dos meninos em situação de rua ou de crianças pobres. Essas substâncias, na verdade, não conhecem fronteiras de classes sociais e são as drogas ilícitas que os/as estudantes brasileiros/as mais experimentaram na vida: 15,5%.

Outras drogas

O uso na vida de maconha foi de 5,9%, O uso frequente e o uso pesado de maconha tiveram porcentagens inferiores a 1%.

Embora o consumo de crack e cocaína tenha aumentado, não há nenhuma indicação de que isso esteja acontecendo de modo incontrolável como sugere a mídia. O uso na vida de cocaína pelos/as estudantes foi de 2,0%. Seu uso frequente e pesado não atingiu 0,5% em nenhuma região do país.
O uso de heroína não foi relatado nenhuma vez pelos/as estudantes que participaram da pesquisa.

Gênero e drogas

O uso na vida de maconha, cocaína, crack, energéticos e esteróides anabolizantes foi maior para o sexo masculino. Já as adolescentes e jovens fazem o maior uso na vida de anfetamínicos (moderadores de apetite) e ansiolíticos (tranquilizantes).
O predomínio de usuários é do sexo masculino, com início do uso a partir dos 16 anos.
Vale enfatizar que a escolha por estas drogas possui fatores de ordem sociocultural, ou seja, sofre influência das expectativas que existem em relação à construção dos gêneros feminino e masculino.

Conclusões

As informações desta pesquisa são extremamente relevantes para a área da Educação. Mostram, por exemplo, que é preciso iniciar os programas de prevenção primária ao uso de álcool, do tabaco e outras drogas cada vez mais cedo.

Mostram, também, que é preciso adotar a perspectiva de gênero a um programa de prevenção e tratamento ao uso de substâncias psicotrópicas, pois, a cada ano, morrem vários adolescentes e homens jovens, na faixa etária de 15-29 anos, morrem em situações derivadas ao uso excessivo do álcool como acidentes e brigas, por exemplo. Outros, devido à inserção no tráfico de drogas ilícitas.

Em nossa cultura, em que “ser homem é assumir riscos”, faz com que, muitas vezes, os meninos fiquem muito mais expostos a situações de violência. Já as meninas, pressionadas pelo modelo ideal de magreza, estão mais sujeitas a distúrbios alimentares – bulimia e anorexia, por exemplo – e ao uso de anfetaminas e anorexígenos.

O V Levantamento sobre Uso de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio realizado pelo Cebrid está disponível na íntegra para download na seguinte página da internet: http://200.144.91.102/sitenovo/conteudo.aspx?cd=644
Sugestão de consultas:
Videoconferência "Drogas ilícitas e coração", realizada em 23 de junho de 2008, disponível na videoteca do site da Rede do Saber:
Site do Comad - Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara:

Plano Estadual para a Pessoa Idosa - Futuridade

O Futuridade é um Plano Estadual para a Pessoa Idosa do Governo de São Paulo coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SEADS.

O Futuridade é criado para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista. Os números são bastante expressivos e as projeções indicam que o número de idosos será cada vez maior, como se observa a seguir, segundo a Fundação SEADE:
Número de idosos no Estado de SP: 4,3 milhões, deste total, 1.9 milhão é composto por pessoas com 70 anos e mais de idade. Em 2020, teremos 7,1 milhões de idosos no Estado de SP, deste total, 2,9 milhões constituído por pessoas com 70 anos e mais de idade.
Se por um lado, viver mais é uma das maiores conquistas da humanidade, por outro, o desafio do crescente envelhecimento em todo mundo é assegurar melhores condições de vida à população idosa.
Alguns objetivos do Futuridade:
. Promover campanhas educativas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e às especificidades e necessidades da população idosa;
. Atuar de forma articulada com Secretarias Estaduais, governos municipais, idosos, família, mídia, universidades, conselhos de cidadania, terceiro setor e sociedade civil tomando como metas o fortalecimento e a expansão de ações direcionadas à promoção de direitos da pessoa idosa;
. Propiciar formação permanente de profissionais que atuam junto à população idosa enfocando as múltiplas dimensões do envelhecimento e os direitos do cidadão idoso;
. Estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e da comunidade.

Para acessar o texto completo do Plano Futuridade, clique no endereço:
http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/usr/share/documents/Plano%20Estadual%20para%20a%20Pessoa%20Idosa.pdf

No dia 19/06/2009 foi realizada a videoconferência "A escola e o direito dos idosos".
Qual é o papel estratégico da escola para formar crianças e adolescentes capazes de respeitar o processo de envelhecimento e o Estatuto do Idoso?
Objetivos:
· Apresentar o Plano Estadual para a Pessoa Idosa - Futuridade;
· Apresentar o papel estratégico da educação escolar na produção de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento;
· Incentivar a realização de atividades socioeducativas que promovam a qualidade de vida e a inclusão social dos idosos integrantes da comunidade escolar.
Participaram: Áurea Soares Barroso, Dirce Maran de Carvalho, Mary Kawauchi Maurício de Miranda Ventura, Rita Passos.
Esta vidoconferência está disponível na videoteca da Rede do Saber.

A semana de Prevenção de Quedas de idosos encerra hoje com a Videoconferência: “Evento de Encerramento da Semana de Prevenção de Quedas de Idosos”
Data: 26/06/2009 - das 14h30 às 17h

Idosos estão mais sujeitos a quedas

Cerca de 30% dos 3 milhões de idosos paulistas sofrem quedas ao menos uma vez por ano. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde e foi apresentado com outras estatísticas semelhantes na Semana de Prevenção de Quedas de Idosos, organizada pelo Programa Futuridade, do governo estadual.
De 23 a 26 de junho, médicos das áreas de geriatria, ortopedia, medicina física e reabilitação; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais e bombeiros desenvolveram atividades com senhores e senhoras da terceira idade para informar sobre a prevenção de quedas, consequências e possíveis tratamentos caso elas aconteçam.
A videoconferência transmite o evento de encerramento da semana, com a participação dos videoconferencistas Dra. Mônica Rodrigues Perracini e Dr. Maurício de Miranda Ventura. É exibida no site da Rede do Saber somente por streaming (ficará posteriormente disponível na videoteca) e a interação será feita por meio do e-mail rededosaber.vc@sp.gov.br.

23 de junho
Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos



As Quedas em Idosos

· A queda é considerada um evento freqüente na vida de uma pessoa idosa;
· Seu número aumenta com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos raciais;
· Constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos;
· No Brasil 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano;
· 20% das quedas resultam em fraturas ou ferimentos importantes;
· O fato de cair gera o medo de andar em pessoas idosas, levando à redução das suas atividades cotidianas;
· Esta condição ocasiona maiores danos físicos e pode levar à depressão.

Causas mais comuns de quedas

· Vertigens e desequilíbrio por alterações de labirintite;
· Arritmias cardíacas;
· Derrame cerebral;
· Osteoporose;
· Perda de visão devido a óculos incorretos ou catarata;
· Perda da audição;
· Pés com alteração nas unhas, micoses, joanetes, calos;
· Queda da pressão arterial quando se muda de deitado para sentado ou sentado para em pé;
· Fraqueza por desnutrição e anemia;
· Doenças como Parkinson;
· Mobiliário Inadequado;
· Fraqueza muscular;
· Alterações posturais;
· Atitudes de risco como: subir em banquinhos, escadas, mesa, entre outros.
As consequências da queda

· Fratura de punho, quadril e coluna são conseqüências de queda, gerando medo e levando a maior inatividade e dependência.

Dicas para evitar as quedas
· Evitar tapetes e pisos escorregadios;
· Evitar degraus;
· A altura da cama e cadeiras deve ser apropriada para manter os pés no chão quando sentada;
· Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance;
· Evitar calçados de salto alto e sola lisa;
· Manter a casa iluminada;
· Colocar um interruptor de luz próximo à cama;
· Instalar corrimão nas escadas e banheiros;
· Manter um banquinho no banheiro para facilitar a lavagem dos pés;
· Realizar visitas periódicas ao oftalmologista;
· O idoso deve ocupar-se com atividades que estimulem a coordenação como dança e artesanato.
Procure um fisioterapeuta para:
· Controle da pressão arterial
· Melhorar o seu equilíbrio
· A sua postura
· Oferecer orientações sobre o mobiliário de sua casa
· Melhorar a sua força muscular
· Exercícios respiratórios
· Exercícios na bola terapêutica
· Alongamentos
· Correção postural
· Hidroterapia
· Exercícios de equilíbrio
· Atividades que melhoram o caminhar

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Erratas - 2º Bimestre de 2009

Nos cadernos do professor, página 13, e do aluno, página 5, do 2º bimestre da 2ª série, deverá ser feita a correção como segue:

Características

Hereditárias

São transmitidas de uma geração para outra.

As pessoas surdas por meningite, rubéola ou exposição a elevados ruídos não transmitem essa característica para seus filhos; assim, a surdez, nestes casos, não é uma característica hereditária. No entanto, quando a surdez é genética, causada por alteração nos genes, ela pode ser transmitida de uma geração para outra, sendo, portanto, hereditária.

As erratas e os cadernos do professor e do aluno podem ser consultados através do site São Paulo Faz Escola.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Todos nós podemos fazer nossa parte para proteger o planeta usando menos e agindo mais.
Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Por isso, tente incorporar as medidas apresentadas aqui: http://www.ipc-undp.org/dmma/facaalgo.htm http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/cartilha/ no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

Projeto Meio Ambiente

A Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino – Região de Araraquara, nas áreas de Ciências e Geografia, em parceria com o DAAE – Departamento Autônomo de Águas e Esgoto de Araraquara está desenvolvendo um Projeto sobre Meio Ambiente com a EE Antonio de Oliveira Bueno Filho. Este projeto visa trabalhar a conscientização da importância da preservação do meio ambiente em que a escola está inserida.
Objetivos Específicos:
· Estudar o meio através da observação durante as visitas ao Córrego do Pinheirinho;
· Identificar os principais problemas ambientais como desmatamento, erosão, assoreamento, lixo, entulho, que ocorrem ao longo do percurso do Córrego do Pinheirinho que atravessa o bairro onde a escola está inserida;
· Proporcionar ao aluno o conhecimento de como ocorrem os tratamentos de água e esgoto na cidade de Araraquara;
· Realizar palestra e oficinas abordando os temas: mata ciliar, desmatamento, erosão, assoreamento dos corpos d’águas, poluição, disposição indevida de lixo e entulho em APP (Área de Preservação Permanente) e em terrenos baldios, reflorestamento para a reconstrução da mata ciliar e educação ambiental;
· Conscientizar sobre a importância do papel de cada indivíduo em preservar a área do Córrego do Pinheirinho.
Visitas monitoradas:
· Córrego do Pinheirinho, para estudo do meio e identificação dos principais problemas ambientais, tais como, desmatamento, erosão, assoreamento, lixo, entulho, ocupação irregular, etc.
· Captação de água do Ribeirão das Cruzes, principal fonte de abastecimento de água da cidade de Araraquara.
· ETA (Estação de tratamento de Água) de Araraquara.
· ETE (Estação de tratamento de Esgoto) de Araraquara.
· CESAMA (Centro de Educação e Saneamento Ambiental).

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Araraquara adere ao Programa Pacto das Águas

O prefeito Marcelo Barbieri assinou, na terça-feira (2), em Bocaina, a adesão de Araraquara ao ‘Pacto das Águas São Paulo’, um projeto firmado em parceria com o Governo do Estado, em comemoração à Semana do Meio Ambiente e em defesa das águas do Brasil. Com a presença do Governador José Serra, o documento assinado na Fazenda Barraca contou com adesão de outros 194 municípios paulistas, a partir de um pacto criado em março deste ano, em Istambul, na Turquia, durante o 5º Fórum Mundial da Água.

Além do Governador Serra e de várias outras autoridades políticas, participaram da solenidade de adesão o secretário de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano, e o deputado estadual Roberto Massafera.

Segundo Serra, São Paulo é o primeiro estado do país a aderir ao programa. "Há outros países que já aderiram, mas, em números de município, já batemos o recorde", falou. O governador aproveitou ainda para falar de programas voltados ao meio ambiente, como a preservação das matas ciliares, projetos de educação ambiental e da proteção ao cerrado, este tendo sua lei estadual promulgada.

"Trata-se de um momento histórico, que visa dar a cada um de nós as formas de ação de conscientização sobre a necessidade de preservação da água, para que seja preservada a vida do próprio Planeta", destacou o prefeito.

O Município que assina o Pacto das Águas São Paulo se compromete a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos no seu entorno e das condições de saneamento, além de traçar metas e de colocar em prática um plano de ação sobre o projeto.

"Assinamos o Município Verde, e agora o Pacto. Estamos empenhados em intensificar as políticas voltadas ao Meio Ambiente em nossa cidade. Sabemos da importância desses projetos e do engajamento de toda a sociedade para construirmos um futuro ambiental melhor’, concluiu o prefeito.

Fonte: http://www.araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=297

Saiba mais sobre o Pacto das Águas:
http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/index.html

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Programa Prevenir

Ações do Programa Prevenir desenvolvidas no ano de 2009
Dia Mundial da Atividade Física
06/04/2009
ESCOLAS
DIRETORIA DE ENSINO
Dia Mundial Sem Tabaco
31/05/2009
Dia: 02 de junho de 2009
Local: Anfiteatro da Secretaria da Fazenda (Prédio da Fepasa)
Horário: 16:00 h
PEÇA TEATRAL
MONÓLOGO: "EU COMIGO MESMO"
AUTOR: VALDENIR CANDIDO
ATOR: MARCO ANTONIO DELAPINA
DURAÇÃO: 50 minutos
PARTICIPEM E DIVULGUEM!
(entrada: um sabonete ou pasta de dente)