sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia Nacional de Combate ao Câncer

"27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer"

Criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

Saiba como você pode se prevenir clicando nos endereços abaixo.

"A informação pode salvar vidas"

Dez dicas para se proteger do câncer:
http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/Flyer10dicasarial%2030.10.07.pdf

Câncer de boca: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_boca_073(web_20071120).pdf

Câncer de mama: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_cancer_mama_0727(web_20071120).pdf

Câncer de colo do útero: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_colo_utero(web_20071120).pdf

Câncer de intestino: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_intestino_0737(web_20071120).pdf

Câncer de pele: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_pele_0739(web_20071120).pdf

Câncer de próstata: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_prostata_0736(web_20071120).pdf

Tabagismo: http://www1.inca.gov.br/eventos/dncc/2007/folder_tabagismo_0781(web_20071120).pdf

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

De todos os tipos de câncer que acometem mulheres no Brasil, o câncer de mama é o que mais produz óbitos.

Estimativa 2010: Incidência de Câncer no Brasil http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/lancamento_estimativa_2010

Mais informações no site:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Viver com Aids é possível ou não?

Com o objetivo de chamar a atenção de todos para a importância da escola lembrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, tanto pelo que a data representa em termos da epidemiologia da doença como no âmbito das ações de prevenção, encaminhamos este comunicado em complementação ao e-mail enviado anteriormente.
Nesse sentido, solicitamos uma ação a ser desenvolvida na escola em torno da questão:
“Viver com AIDS é possível ou não?”

Para subsidiar a ação, indicamos os sites:
Centro de Referência e Treinamento – AIDS – CRT/SES: http://www.crt.saude.sp.gov.br/
Revista Viração: http://www.viracao.org.br/
“Todos Contra o Preconceito”: http://www.todoscontraopreconceito.com.br/ que apresenta informações interativas sobre como participar da mobilização da campanha do Dia Mundial 2009 “Viver com aids é possível. Com preconceito não.”
O site traz notícias e informações sobre prevenção da aids e o viver com HIV, além do vídeo exclusivo e fotos da ação que aconteceu em São Paulo com o artista plástico Vik Muniz, que fará parte da campanha do Dia Mundial.
Além disso, é possível inserir a imagem de seu perfil (avatar), postar seu próprio vídeo e foto e também utilizar o twitter para mobilizações sobre o dia mundial.
Lembramos ainda, a realização da MEGACAMPANHA DE TESTAGEM DE HIV, que iniciou em 16 de novembro e que terminará em 1º de dezembro, sendo disponibilizados 150 mil testes, entre eles 20 mil testes rápidos.
O teste é gratuito e é oferecido nas unidades básicas de saúde, na rede especializada ou ainda em unidades itinerantes cadastradas na campanha Fique Sabendo 2009. Vejam quais são os municípios e unidades de nossa região: http://www.4shared.com/file/160146788/dd0b83d2/_2__MUNICPIOS_E_UNIDADES_CADAS.html
Saiba +
Disque DST/AIDS: 0800 16 2550

A escola deverá enviar um relatório sucinto sobre as ações desenvolvidas para o e-mail da Oficina Pedagógica até o final do ano letivo de 2009.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Mobilizar para prevenir as epidemias de dengue"

Toda a população pode contribuir com a prevenção da dengue.
Saiba mais na videoconferência do dia 24/11.
Com a chegada do calor, o número de casos de dengue aumenta consideravelmente. A fim de prevenir epidemias, a Superintendência de Controle de Endemias e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realizam uma ação de mobilização no mês de novembro.
O objetivo é que todos pensem globalmente e ajam localmente para controlar o mosquito Aedes aegypti nos locais de trabalho, estudo e moradia da população brasileira. A videoconferência pretende responder como todos podem se organizar para reduzir ou evitar o aumento dos casos das epidemias de dengue.
Videoconferencistas: Eleuza Guazzelli, assessora técnica da CENP; Affonso Viviani Junior, superintendente da SUCEN; e Ana Freitas Ribeiro, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica.
A videoconferência estará disponível posteriormente na videoteca da Rede do Saber.

"TODOS CONTRA A DENGUE"

Como ação para este ano de 2009, solicitamos que conscientizem todos e que seja feito um mutirão de limpeza nas escolas, envolvendo alunos, funcionários, professores e pais para que estas fiquem livres dos criadouros dos mosquitos durante as férias e que no retorno de 2010 seja repetida a ação.
Vamos todos colaborar!
As escolas deverão fotografar as ações e enviar 2 fotos para a Oficina Pedagógica.

Como combater?

Saiba como no site: http://www.combatadengue.com.br/dengueComoCombater.php


Material de apoio

A Fiocruz produziu um material didático sobre a dengue, são 2 fascículos.

Fascículo 4: Dengue I
Brincando para descobrir novidades

Neste fascículo, quatro atividades revelam de forma lúdica a biologia, a morfologia e os hábitos de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A partir de quebra-cabeças e de um jogo dos erros, o aluno é convidado a compará-lo a outro mosquito do mesmo gênero (o Aedes albopictus, transmissor da dengue em países asiáticos) e ao pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Já o jogo da memória convida a conhecer as etapas do ciclo de vida do vetor.

Fascículo 5: Dengue II
O caminho do vírus da dengue

Este fascículo revela informações simplificadas sobre biologia, ecologia e morfologia do mosquito Aedes aegypti, infectado ou não pelo vírus da dengue. Através de elementos lúdicos, são propostas atividades recreativas para a fixação do conhecimento sobre o ciclo de vida do vetor da dengue, com o objetivo de encontrar respostas para a pergunta: o que fazer para controlar a disseminação da dengue?

Clique no endereço abaixo para baixar os documentos em pdf:
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=86

12 de Dezembro - "Dia D Contra a Dengue"
Lançamento oficial da campanha em Araraquara.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Semana do Diabetes

Servidores Públicos Estaduais!

Será realizada a semana do diabetes no período de 9 a 13 de novembro, das 7 h às 16 h, no CEAMA - Araraquara, Av. Feijó.
Será realizado o teste de diabetes e para os casos alterados será agendada a consulta com médicos do CEAMA que fazem parte do programa de gerenciamento dos crônicos.

Dicas para o paciente diabético cuidar melhor da sua saúde:

http://www.4shared.com/file/149121588/1ba5d80b/Dia_Mundial_do_Diabetes_2009.html

"Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro"

Prevenção e educação são os pontos fortes da campanha do Dia Mundial 2009. "Diabetes: Educar para Prevenir" é o tema adotado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

“A doença está mudando o seu perfil. Desde que a pessoa tem perfil de risco, obesidade, parentes com diabetes tipo 2, hipertensão. Essa pessoa deve procurar um médico para saber se é diabético ou não. Ela pode mudar desde que mude seus hábitos de vida, praticando atividades físicas e tendo uma alimentação saudável. Basta fazer uma caminhada de 30 minutos por dia, durante cinco dias, e fazer parte da sua alimentação frutas, verduras, legumes e cereais”, diz Marília de Brito Gomes, da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Como prevenir?
· Fazer exames periódicos de glicemia (taxa de açúcar) por meio da coleta de sangue, principalmente, se houver diabético na família.
· Evitar a obesidade.
· Praticar exercícios físicos como caminhar meia hora por dia, no mínimo quatro vezes por semana.
· Diminuir a ingestão de açúcar.

Mais informações no site:

http://www.diabetes.org.br/