sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Cinema Vai à Escola

Os filmes sugeridos pelo Projeto O Cinema Vai à Escola que faz parte do Programa Cultura é Currículo constituem mais um material de apoio ao Professor de Ensino Médio para aprofundar os temas presentes nos cadernos do Currículo de Biologia tendo a sétima arte como aliada.
Temas transversais e conteúdos interdisciplinares ganham uma abordagem mais inspiradora e dinâmica, adequada ao público jovem.

Frankenstein

Boris Karloff estrela como o mais memorável monstro do cinema, no que é considerado por muitos um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. Dr. Frankenstein (Colin Clive) ousa mexer com a vida e a morte ao criar um monstro humano (Karloff) com parte de corpos sem vida. O filme se destaca pela adaptação do diretor James Whale do romance de Mary Shelley e a apaixonada atuação de Karloff como a criatura em busca de identidade.

Temas: Ética e Experimentação Científica, Ficção Científica.

O Planeta Branco

Um vasto panorama da região do Ártico, mostrando as diferenças na passagem provocadas pelas estações do ano. O filme registra a força e a habilidade dos animais do Pólo Norte em sua luta pela sobrevivência, e também sua vulnerabilidade diante das mudanças agressivas provocadas no meio ambiente pelo fenômeno do aquecimento global.

Temas: Meio Ambiente, Saúde e Ética: localização geográfica, fenômenos naturais, ciclos de vida dos seres vivos, cadeias alimentares, correntes migratórias, comportamento animal, aquecimento global, transformações da paisagem e as estações do ano.

Bendito Fruto

A explosão da tampa de um bueiro em Botafogo, no Rio de Janeiro, acaba reaproximando o cabeleireiro Edgar e Virgínia, sua antiga colega de escola. Isso basta para mudar a vida de ambos e refletir nas pessoas que estão em sua volta. Bendito Fruto trata do que poucos filmes tratam: pequenas histórias de gente comum.

Temas: Saúde, Ética (Vida urbana, Linguagem do cotidiano, Mito da democracia racial, Discriminação racial e sexual)

Cinema, Aspirinas e Urubus

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da Segunda Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

Tema: Consumo: Segunda Guerra Mundial, Migração e Imigração.

Crianças Invisíveis

Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia e Montenegro, o filme é uma junção de sete curtas-metragens em que os protagonistas são crianças que lidam com uma realidade nada fácil, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

Tema: Ética (Direitos da Criança, Responsabilidade Social, Valores Éticos)

Putz! A Coisa Tá Feia

Feio é um pato recém-nascido bastante feio. A primeira coisa que ele viu foi Ratso, um rato esperto e egoísta que sonha em trabalhar no showbizz e que caiu em cima de seu ovo. Feio logo passa a considerar Ratso como se fosse sua mãe. De início, Ratso não gosta da idéia, mas, aos poucos, vai se afeiçoando a Feio e passa a lhe ensinar como se virar por conta própria.

Tema: Ética e Cidadania (exclusão / inclusão social)

Crash, no Limite

Jean Cabot é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia, que tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que provoca a aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bemsucedido diretor de cinema e sua esposa e um imigrante iraniano e sua filha.

Tema: Ética e Cidadania (Preconceito)

A Cor do Paraíso

Produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora, A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar-se novamente e encara a presença do menino como um estorvo para a nova vida que pretende levar.

Tema: Ética e Cidadania (Exclusão / Inclusão Social)


Billy Elliot

Billy Elliot é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas de carvão. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, com o qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica a luta. Incentivado pela professora de balé, que vê em Billy um talento nato para a dança, enfrenta a contrariedade de seu irmão e seu pai à sua nova atividade.

Tema: Ética e Cidadania (Tolerância e Preconceito)

Professor, você vai encontrar algumas possibilidades de utilização desses filmes em sala de aula no Caderno de Cinema do Professor - Um, que compõe o kit/2008 do projeto “O Cinema vai à Escola”, enviado a todas as Escolas Estaduais de Ensino Médio, também acessível através do site:

http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br//Cinema/Filmes_na_sala_de_aula.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário