sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jovens abrem hoje conferência nacional sobre o meio ambiente

Sexta-feira, 03 de abril de 2009 - 13:54
Começa nesta sexta-feira, 3, a 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos Cuidar do Brasil. O encontro será aberto às 19h, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em Luziânia, Goiás. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV MEC.
Todos os estados estarão representados por 670 estudantes, de 11 a 14 anos, eleitos para debater as mudanças ambientais globais. Durante a conferência, que vai até terça-feira, dia 7, estudantes, educadores e 70 observadores internacionais de 43 países discutirão a problemática e proporão ações imediatas.
Entre as atividades previstas para os cinco dias estão oficinas, vídeos, publicidade, comunidade virtual e rádio, entre outras. Todo o conteúdo produzido pelos jovens nas oficinas de vídeo e de mídia digital estará disponível na comunidade virtual Vamos Cuidar do Brasil, no portal EducaRede, http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144
Professores e estudantes poderão interagir e apresentar propostas para enfrentar a crise ambiental.
Na terça-feira, 7, às 15h, o encontro será encerrado com uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Ao final do trajeto, a Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, documento a ser elaborado pelos estudantes, será entregue a autoridades.
Mobilização — Desde o ano passado, os preparativos para essa terceira edição da conferência mobilizaram mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Foram realizados encontros para debater os temas e para escolha dos representantes das escolas que levariam as propostas às etapas seguintes. “A conferência é voltada para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora”, explica a coordenadora-geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Rachel Trajber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário