terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Mobilizar para prevenir as epidemias de dengue"

Toda a população pode contribuir com a prevenção da dengue.
Saiba mais na videoconferência do dia 24/11.
Com a chegada do calor, o número de casos de dengue aumenta consideravelmente. A fim de prevenir epidemias, a Superintendência de Controle de Endemias e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realizam uma ação de mobilização no mês de novembro.
O objetivo é que todos pensem globalmente e ajam localmente para controlar o mosquito Aedes aegypti nos locais de trabalho, estudo e moradia da população brasileira. A videoconferência pretende responder como todos podem se organizar para reduzir ou evitar o aumento dos casos das epidemias de dengue.
Videoconferencistas: Eleuza Guazzelli, assessora técnica da CENP; Affonso Viviani Junior, superintendente da SUCEN; e Ana Freitas Ribeiro, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica.
A videoconferência estará disponível posteriormente na videoteca da Rede do Saber.

"TODOS CONTRA A DENGUE"

Como ação para este ano de 2009, solicitamos que conscientizem todos e que seja feito um mutirão de limpeza nas escolas, envolvendo alunos, funcionários, professores e pais para que estas fiquem livres dos criadouros dos mosquitos durante as férias e que no retorno de 2010 seja repetida a ação.
Vamos todos colaborar!
As escolas deverão fotografar as ações e enviar 2 fotos para a Oficina Pedagógica.

Como combater?

Saiba como no site: http://www.combatadengue.com.br/dengueComoCombater.php


Material de apoio

A Fiocruz produziu um material didático sobre a dengue, são 2 fascículos.

Fascículo 4: Dengue I
Brincando para descobrir novidades

Neste fascículo, quatro atividades revelam de forma lúdica a biologia, a morfologia e os hábitos de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A partir de quebra-cabeças e de um jogo dos erros, o aluno é convidado a compará-lo a outro mosquito do mesmo gênero (o Aedes albopictus, transmissor da dengue em países asiáticos) e ao pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Já o jogo da memória convida a conhecer as etapas do ciclo de vida do vetor.

Fascículo 5: Dengue II
O caminho do vírus da dengue

Este fascículo revela informações simplificadas sobre biologia, ecologia e morfologia do mosquito Aedes aegypti, infectado ou não pelo vírus da dengue. Através de elementos lúdicos, são propostas atividades recreativas para a fixação do conhecimento sobre o ciclo de vida do vetor da dengue, com o objetivo de encontrar respostas para a pergunta: o que fazer para controlar a disseminação da dengue?

Clique no endereço abaixo para baixar os documentos em pdf:
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=86

12 de Dezembro - "Dia D Contra a Dengue"
Lançamento oficial da campanha em Araraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário